Atenas em dois dias - Roteiro para percorrer Atenas em 48 horas
Atenas em dois dias

Atenas em dois dias

Se você tem pouco tempo na cidade e quer conhecer todo o imprescindível da capital grega, descubra o nosso roteiro para visitar Atenas em um fim de semana.

Como a maioria das pessoas não dedica mais do que um ou dois dias para visitar Atenas, criamos este roteiro para percorrer o mais importante da cidade em 48 horas.

Por ser o mais habitual, montamos o roteiro pensando que sua visita começará na sexta à tarde e terminará no domingo na mesma hora. Se a viagem for em outros dias da semana, você deveria checar os horários de funcionamento de cada ponto turístico.

Para que o roteiro seja válido durante todo o ano, usamos os horários mais restritos das atrações turísticas, já que no inverno fecham muito antes que no verão.

Dia da chegada

Se você chegar no meio da tarde, até ir ao centro e deixar as malas no hotel, provavelmente sobrarão poucas horas de sol. Iremos aproveitá-las para dar um passeio por Plaka e Monastiraki, as zonas mais representativas de Atenas.

Tomando como ponto de partida a praça Monastiraki, você pode começar conhecendo duas ruas: Ermou, que leva até a Praça Sintagma, onde está o Parlamento Grego, e Adrianou. Em Adrianou podemos diferenciar entre o lado oeste, repleto de fantásticos restaurantes com vista para a Acrópole, e sua parte leste, que abriga centenas de lojas de souvenir.

Se você tiver vontade de aproveitar a vida noturna da cidade, pode tomar algo por Thiseio, a oeste da rua Adrianou subindo as escadas, ou Psiri, a noroeste de Monastiraki.

Primeiro dia

Começaremos o primeiro dia percorrendo a Acrópole, a zona mais famosa de Atenas. Recomendamos subir desde Plaka caminhando por Anafiotika, perguntando ou seguindo as indicações (escassas) você não terá nenhum problema. Para aproveitar bem o final de semana, seria interessante tentar chegar no alto no início da manhã, assim você também evitará a multidão de turistas.

Depois de percorrer a Acrópole (não perca o Partenon, o Propileu, o Erecteion e o Templo de Ateneia Niké), você terá que descer pelo lado sul para visitar o Teatro de Dionísio, edificado no século VI a.C e com capacidade para 17.000 espectadores.

Rodeando a colina da Acrópole, você passará ao lado do Odeão de Herodes Ático e chegará até Thiseio, a praça que determina um dos extremos da rua Adrianou. Pegando essa rua, você chegará na Ágora Antiga, a segunda visita mais importante da Grécia Clássica. As partes mais importantes da Ágora Antiga são o Templo de Hefesto e a Stoa de Átalo.

Continuando pela rua Adrianou, você chegará na Biblioteca de Adriano, importante lugar na antiguidade do qual atualmente não resta nada.

A poucos metros em direção sul está a Ágora Romana e a Torre dos Ventos. Essa torre servia como relógio público solar e hidráulico. Está perfeitamente conservada por ter sido utilizada como capela no século VI.

Nessas horas e depois de caminhar tanto, você com certeza já vai ter fome. Monastiraki e Plaka são as melhores zonas para provar algo típico ou para comer algo rápido.

Depois de recarregar as energias, pegaremos a rua Adrianou em direção leste e seguiremos até o final. Continuando por Wyronos, chegaremos de novo ao Teatro de Dionísio, zona já conhecida. Em frente do teatro está o Museu da Acrópole, o museu mais famoso de Atenas.

Depois de visitar o museu, dedicaremos o resto da tarde a percorrer as principais ruas comerciais de Atenas, assim poderemos desfrutar do ambiente da cidade. A melhor opção é pegar a rua Ermou desde Monastiraki (voltando pela rua Adrianou) até chegar na Praça Sintagma.

De Sintagma saem as ruas Stadiou e Panepistimiou, duas importantes ruas comerciais. Entre elas está a rua Voukourestiou. Essa rua tem algumas das lojas mais luxuosas da cidade e sobe até Kolonaki, o bairro mais glamoroso de Atenas.

Depois de fazer algumas compras e tomar algo em um terraço, subiremos até a Colina Licabeto, que oferece as melhores vistas de Atenas. Você pode subir caminhando ou com o funicular, de dia ou de noite, qualquer hora é ideal.

Para finalizar o dia, você pode voltar a percorrer Kolonaki ou ir a Plaka e Monastiraki para jantar.

Segundo dia

Começaremos o dia assistindo à troca da guarda no Parlamento Grego, ao lado da Praça Sintagma. Apesar de acontecer todos os dias da semana a cada hora em ponto, aos domingos às 11 da manhã acontece o mais importante e representativo.

Ao terminar o evento, pegaremos Panepistimiou até chegar na Praça Omonia. Nessa rua, você verá a Biblioteca Nacional e outros edifícios.

Subindo pelo Patision, você chegará ao Museu Arqueológico Nacional, o segundo museu mais importante de Atenas. A visita é imprescindível.

Depois do momento de cultura, você terá que pegar o metrô, um táxi ou ter tempo e vontade de caminhar. A seguinte parada é o Templo de Zeus Olímpico, situado ao lado da estação de metrô Acrópole.

Depois da visita, siga por Leoforos Vasilissis Olgas até chegar ao Estádio Panatenaico, o lugar onde aconteceram os primeiros Jogos Olímpicos Modernos. Graças ao áudioguia, a visita é bastante interessante.

Ao sair do estádio, você pode entrar no Jardim Nacional, um lugar ideal para descansar. Subindo por sua esquina noroeste, você chegará na Praça Sintagma, já bastante conhecida.

Se o seu voo sai à tarde, provavelmente você não terá muito tempo para nada, o melhor é comer pela zona e tomar algo na praça.

Mais de 2 dias em Atenas?

Se você tiver mais tempo na cidade, você pode aproveitar para visitar o porto Pireus, outros museus como o de Arte Cicládica ou o Benaki, ou outros lugares arqueológicos como Kerameikos.

De todos os modos, o mais habitual é dedicar dois dias para visitar Atenas e o resto do tempo para fazer excursões para outras cidades: Delfos, Olímpia, Epidauro, Corinto, Micenas e Meteora são os destinos mais importantes.