Mosteiro de Osiou Louka
Muito perto de Delfos, o Mosteiro de Osiou Louka constitui um lugar de paz espiritual em um precioso vale repleto de amendoeiras e oliveiras.
Ao contrário do que possa parecer, o mosteiro não é dedicado ao famoso evangelista, mas a um ermitão grego falecido no ano 953 d.C. que foi enterrado na cripta do monastério.
São Lucas
São Lucas, nascido em Delfos no ano 896 d.C., abandonou sua casa durante a adolescência em busca da espiritualidade. Logo se tornou curandeiro e começaram a atribuir a ele curas milagrosas.
Lucas começou a desenvolver um grande talento como profeta e previu que Creta seria liberada por um imperador chamado Romano II. Oito anos depois da morte de Lucas, sua profecia se cumpriu e o imperador Romano II ordenou construir uma grande igreja em sua homenagem.
Passeando pelo mosteiro
Na entrada do monastério é especialmente chamativo o mosaico dourado com a imagem do santo que há sobre a entrada. Já no interior é possível visitar um edifício imponente: a igreja conhecida como Katholikon, que se conecta com outra de menor tamanho conhecida como Theotokos, construída entre os anos 997 e 1011 para honrar a Virgem Maria.
No interior do templo se destacam os afrescos e alguns mosaicos que apresentam um perfeito estado de conservação. Sob o Katholikon, é possível visitar a cripta onde descansa o corpo de São Lucas.
Embora suas dimensões sejam muito mais reduzidas, o Mosteiro de Osiou Louka tem aspectos que lembram a Santa Sofia em Istambul ou a Basílica de São Marcos em Veneza.
Um lugar afastado do ruído mundano
Embora a paisagem que rodeia o Monastério de Osiou Louka não seja tão espetacular quanto a dos monastérios de Meteora, é um lugar especial capaz de transmitir uma grande tranquilidade aos seus visitantes.
Como chegar a Osiou Louka
Se você está fazendo uma excursão a Delfos e tem um carro de aluguel, para chegar ao Monastério de Oisou Louka você só tem que pegar o desvio a uns 25 quilômetros de Delfos em direção a Levadia. Está bem sinalizado.
Lugares próximos
Delfos (24 km)